II Seminário ” Oportunidades de Negócios no Mercado de Energia” – Vitória – Espírito Santos


 

O Setor Elétrico Brasileiro tem sido objeto de uma constante evolução nos últimos dez anos, verificando-se o estabelecimento de novos paradigmas em substituição aos anteriormente vigentes.
Os motivos que justificam esta afirmativa são:
• de um lado, a profunda alteração na composição da Matriz Energética, em face da maior participação das fontes não renováveis e, mais recentemente, a utilização do potencial eólico, ambas combinadas com a redução da capacidade de reservação hídrica do sistema, ocorrida desde o início da construção das grandes usinas hidrelétricas a fio d”água na Região Amazônica.
e,
• de outro lado, as novas tecnologias que vêm sendo introduzidas, dentre as quais podemos destacar a autoprodução, a cogeração, a geração distribuída, as práticas voltadas à eficiência energética como o smart grid e os veículos elétricos, puros e híbridos e ainda o uso da energia solar em prédios e residências
Todos estes fatos permitem identificar um conjunto de novas oportunidades profissionais colocadas à disposição dos engenheiros eletricistas.
A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas, entidade fundada em 29 de junho de 1937, conta atualmente com mais de 5.000 engenheiros eletricistas associados, distribuídos por si e pelas suas 8 entidades afiliadas regionais.
Reconhecendo a importância de colocar em debate todas essas questões, visando ampliar o potencial de oportunidades profisionais para seus associados, a ABEE fará realizar um Seminário intitulado Oportunidades de Negócios no Mercado de Energia, para o qual contará com o patrocínio do Sinergia – Sindicato Interestadual das Indústrias de Energia Elétrica.
O evento será realizado no próximo dia 18 de março de 2015, no Auditório da Associação Comenrcial do Rio de Janeiro sitiuado à Rua da Candelária. 9 – subsolo.
Sobre o SINERGIA
O SINERGIA – Sindicato Interestadual das Indústrias de Energia Elétrica é uma entidade patronal fundada na década de 1940 e que exerce suas atividades na maior parte do território nacional. Sua base territorial inclui os Estados de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Acre e Rondônia, bem como o Distrito Federal.
Dentre as múltiplas atividades que exerce, o SINERGIA tem se esmerado em propagar idéías e promover debates sobre temas que possam contribuir para o melhor funcionamento das atividades energéticas, sobretudo no campo da energia elétrica, promovendo ações que permitem a abordagem de tópicos relevantes para o Setor Elétrico como um todo.
Dentre os temas abordados em suas iniciativas, destacam-se os seguintes: Universalização dos Serviços de Eletricidade, com ênfase no Programa Luz para Todos; Análise Evolutiva da Matriz Energética Brasileira; Contribuições do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento no Campo da Energia e Caminhos para a Integração Energética na América do Sul.
O Mercado de Trabalho para o Engenheiro Eletricista e Inovações na Industria de Energia
 
09h00: Recepção e Credenciamento
10h00: Abertura
Participantes
 
José Tadeu da Silva
Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea)
Helder Carnielli
Olavo Botelho Almeida
Presidente: Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – ABEE- Nacional
Representante Espírito Santo Centrais Elétricas S. A. (Escelsa)
Autoridades Presentes
10h30 Palestra Magma
 
Eficiência Energética 
Engenheiro Cesar Gasparini
11h00 – Homenagem à Sociedade Espírito Santense de Engenheiros –  SEE  
Entidade Precursora do Sistema CONFEA x CREA – 65 anos de fundação
11h30 – Posse Solene -Diretoria ABEE-ES
Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas do Espírito Santos – ABEE-ES
12h00 – Almoço – Livre
14h00:  1º Painel   
Moderador  Sergio Malta
Palestrantes
1 –  Eficiência Energética – Problemas e Soluções.
      Dra. Carla César Martins
 
2 – Programa de Combate às Perdas
     Engenheiro Bruno Gonçalves
     EDP Escelsa
3 – Inovações Tecnológicas
     Aspen Ricardo Andersen da Silva
     Gerente de Tecnologia para Gás, Energia Química
     Petrobras/GAS e Energia -GE
16h00: Coffe Break
16h30: 2º Painel
Moderador  Helder Carnielli
Presidente do Crea-ES
Palestrantes
1 – Micro e Minigeração
     Engenheiro Luciano Gonçalves
     EDP Escelsa
2 – Sistema de Proteção em Estruturas Contra Descarga Atmosférica – SPDA
 
3 – Estudos do Setor Elétrico 
     Doutor Guilherme Dantas
     Pesquisador do GESEL  – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – Instituto Federal do Rio de janeiro
18h30: Debates e Conclusões Sessão de Encerramento
19h00: Encerramento.